Oficina do Diagnóstico Momento 2: Consolidação


8 nov/2021
#_LOCATIONMAP

Dados do evento:


Data: 08/11/2021
Horário: 08:30 - 12:30

Categorias


Clique aqui e confira o convite

Está em andamento o trabalho de revisão e atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce), coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) com apoio da empresa ENGECORPS Engenharia. Para apresentar a iniciativa e os principais resultados de sua etapa de Diagnóstico à sociedade que vive na bacia hidrográfica do rio Doce, acontecerão três consultas públicas na modalidade virtual.

Em 8 de novembro, das 8h30 às 12h30, será dado espaço para participação de pessoas da nossa unidades de planejamento e gestão dos recursos hídricos.

Os interessados em participar da consulta pública on-line devem preencher formulário eletrônico até 16 de novembro. Para servir como referência para os participantes das consultas públicas, a partir desta sexta-feira, 29 de outubro, estão disponíveis a versão preliminar do Diagnóstico e uma apresentação com a síntese dos principais resultados do relatório. Acesse aqui o material.

Também para discutir os principais resultados do Diagnóstico do PIRH Doce, que é a consolidação do estado da arte sobre a situação e a gestão de recursos hídricos na bacia, serão realizadas várias oficinas virtuais. Esses encontros serão voltados para os membros dos comitês bacias estaduais capixabas e mineiras, que integram a bacia hidrográfica do rio Doce, e para os membros do CBH Doce.

Dentre os principais temas que serão discutidos nas oficinas, estão: os balanços hídricos quantitativos, áreas críticas da bacia e relação dos principais programas em andamento na bacia, identificação dos usos preponderantes atuais dos recursos hídricos por trechos dos cursos d’água da bacia e elaboração da matriz de enquadramento atual.

Os estudos estão sendo conduzidos pela ANA com a participação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH/ES), AGEDOCE e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce). O PIRH Doce integrará os planos de recursos hídricos das bacias afluentes (PDRHs/PARHs) e resultará numa proposta de enquadramento dos corpos hídricos em classes de acordo com os seus usos preponderantes para toda a bacia.