Licitação para execução do ‘Rio Vivo’, que reúne três programas ambientais em prol da região será realizada nesta terça-feira


3 dez/2021

Nesta terça-feira, 7 de dezembro,  será realizada a licitação para a contratação de empresa especializada na implementação de projetos hidroambientais e/ou de saneamento rural na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.  A sessão pública para conhecimento e julgamento das propostas ocorrerá às 09h na sede da AGEVAP – Filial Governador Valadares-MG, situada na Rua Afonso Pena, nº 2.590, Centro – Governador Valadares.

O recebimento dos envelopes de Habilitação e Proposta de Preço ocorrerá impreterivelmente até às 09h – do dia 7, procedendo-se, logo em seguida, ao credenciamento dos Participantes. A iniciativa é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), junto aos CBHs de rios afluentes mineiros e capixabas,  por meio da Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP/AGEDOCE) – Filial Governador Valadares/MG.

A empresa contratada vai atuar na execução do “Rio Vivo” – a iniciativa tem como referência os programas desenvolvidos pelos comitês: Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P42) e Programa de Expansão do Saneamento Rural (P52).

A INICIATIVA

O Rio Vivo é financiado pela cobrança pelo uso da água – instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais.  Ao total, 71 municípios, definidos pelos CBHs de rios afluentes mineiros e capixabas, recebem o programa.

Flamínio Guerra, presidente do CBH-Doce, destaca que a região tem uma  área inserida no bioma de Mata Atlântica, um dos mais importantes e ameaçados do mundo. “Nesse contexto, o Rio Vivo vem para ajudar na recuperação de áreas degradadas, na conservação de nascentes e no tratamento de esgoto rural, pois são ações que ajudam termos a água em maior qualidade e quantidade.”

 

Clique aqui e confira o edital