Rio cada vez mais vivo – A Iniciativa Rio Vivo gera cada vez mais resultados


20 abr/2023

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce tem trabalhado arduamente para preservar e recuperar a saúde do Rio Doce, que é de extrema importância para a vida e economia da região. Uma das iniciativas que tem gerado resultados positivos é o projeto Rio Vivo, que visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos.

A iniciativa já está em ação em microbacias de pontos de captação para abastecimento público em municípios priorizados ou hierarquizados. Com base em diagnósticos dos imóveis rurais, são implantados projetos de barraginhas e outras técnicas mecânicas comprovadamente eficientes, recuperação de nascentes por meio do cercamento e revegetação e implantação de sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico.

140 nascentes cercadas pelo Rio Vivo

Recentemente, mais uma etapa foi concluída com sucesso: em abril de 2023, 140 nascentes foram cercadas em diferentes regiões da bacia hidrográfica.

Alto Rio Doce

  • Rio Piranga, foram cercadas nascentes nos municípios de Ponte Nova (6 nascentes), Piranga (6 nascentes), Oratórios (6  nascentes) e Amparo do Serra (6 nascentes);
  • Rio Piracicaba, foram cercadas nascentes nos municípios de Mariana (2 nascentes), Alvinópolis (19 nascentes), Rio Piracicaba (29 nascentes), Barão de Cocais (17 nascentes) e Santa Bárbara (14 nascentes);
  • Rio Santo Antônio, foram cercadas nascentes nos municípios de São Sebastião do Rio Preto (8 nascentes), Itambé do Mato Dentro (6 nascentes), Ferros (7 nascentes) e Santo Antônio do Rio Abaixo (5 nascentes).

Na região do Rio Caratinga, no Médio Rio Doce, foram cercadas nove (9) nascentes do município de Santa Rita de Minas.

Ainda na região do Médio Rio Doce, está programada para o dia 27 de abril, a primeira “Oficina de Planejamento da Iniciativa Rio Vivo” na Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí, que contará com a participação dos municípios de Água Boa, Coluna, Franciscópolis e Serra Azul de Minas.

A iniciativa Rio Vivo reúne três programas realizados pelos Comitês da Bacia do Rio Doce: Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), Programa de Saneamento Básico (P42) e Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52). Esta iniciativa é fundamental para garantir a qualidade e a preservação do Rio Doce. Cada vez mais ações são necessárias para manter o rio vivo e saudável para as próximas gerações.