2ª oficina de planejamento do Rio Vivo é realizada no CBH-Piranga.


13 jan/2023

Com o objetivo de apresentar o plano de trabalho e discutir sobre a metodologia de mobilização das famílias rurais dos municípios contemplados pela Iniciativa RIO VIVO, foi realizado, no auditório do Sindicato Rural de Ponte Nova, a 2ª Oficina de Planejamento da Iniciativa RIO VIVO do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH-Piranga).

O vice-presidente do CBH-Piranga, Carlos Eduardo Silva, destacou que a bacia hidrográfica abrange 77 municípios, que devem participar ativamente do processo de implantação das obras, pois a Iniciativa Rio Vivo é uma ação estratégica de recuperação. “A próxima etapa envolve mobilização social e, por essa razão, serão grandes desafios, sobretudo para envolver, com o apoio das UGPs, os representantes dos imóveis rurais selecionados. enfatizou.

O técnico da Escola de Projetos da Agedoce, Alex Cardoso, ressaltou que o plano de trabalho apresentado foi validado pelos participantes da oficina e enfatizou a necessidade do apoio dos municípios junto à empresa na logística do estoque dos insumos nas localidades, na destinação de um local para armazenamento e no controle da entrada e saída destes materiais.

Os insumos a serem utilizadas nos cercamentos das nascentes e nos sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico foram adquiridos e estão armazenados no Parque Estadual do Rio Doce, graças a uma parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). “É muito importante que os municípios divulguem a atuação do CBH Piranga, da Iniciativa Rio Vivo e dos recursos destinados e que ainda serão investidos até 2025 em seus municípios. As comunidades precisam ter a compreensão da dimensão das ações do CBH-Doce e do CBH-Piranga para a recuperação da Bacia Hidrográfica”, destacou.

A reunião contou com a participação de membros do comitê, da Agedoce, da empresa gerenciadora Cobrape, da empresa contratada Ambiental Serviços Engenharia, representantes dos municípios contemplados e das Unidades Gestoras de Projeto (UGP).

ATIVIDADES

Ao todo, 13 municípios foram contemplados nesta primeira etapa: Amparo do Serra; Barra Longa; Desterro do Melo; Mariana; Oratórios; Piranga; Ponte Nova; Ressaquinha; Cajuri; Guaraciaba; Paula Cândido; Presidente Bernardes e Viçosa. Destes, Amparo do Serra, Oratórios, Ponte Nova e Piranga. Serão construídos, nesse primeiro ano de Rio Vivo, 211 cercamentos de nascentes (P52) e 211 sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico (P42).