CBH Piranga completa 22 anos com metas alcançadas e desafios traçados para o futuro


20 dez/2024

Com a missão de fortalecer a luta comunitária em prol da proteção dos recursos hídricos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH Piranga) completa 22 anos de fundação, amadurecido e comprometido com a sustentabilidade e a gestão participativa e descentralizada das águas do Rio Piranga. Abrigando o maior número de municípios da Bacia do Rio Doce, o CBH Piranga é composto por representantes da sociedade civil, poder público e usuários. Assim, a partir de diferentes visões, promove o diálogo em torno de um interesse comum: a garantia de acesso à água nas suas mais variadas formas. O colegiado também desenvolve uma série de iniciativas e projetos para recuperação ambiental da região. 

Passos importantes na recuperação ambiental

Ao longo de mais de duas décadas, foram inúmeras conquistas alcançadas pelo comitê. A mais recente foi a revisão e aprovação do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH), documento que diagnostica a realidade ambiental do território hídrico e define quais deverão ser as estratégias para solucionar os problemas identificados, em médio e longo prazo e o Enquadramento dos Corpos de Água em Classes, considerando os usos preponderantes.

Outro passo importante para a criação de uma nova consciência em torno do uso da água na foi dado em 2011, quando foram aprovados e definidos os critérios para a cobrança pelo uso da água na bacia. Desde então, os empreendimentos que utilizam a água em sua cadeia produtiva passaram a pagar por esse uso. A cobrança é,  obrigatoriamente, investida em programas na própria bacia, visando à melhoria da qualidade e aumento da quantidade de água.  “Fico muito orgulhoso em ter participado de todas essas conquistas. Estou inserido na discussão dos recursos hídricos desde de 1997 e acompanhei o crescimento do comitê, desde a parte do diagnóstico até a execução das obras. Graças ao apoio do CBH Doce conseguimos manter o nosso compromisso contínuo na gestão e melhoria das nossas águas”, enalteceu o presidente do CBH Piranga, Carlos Eduardo Silva.

Investimentos que geram resultados 

Investir na recuperação ambiental de um rio é pensar no futuro das próximas gerações. Através da cobrança pelo uso da água, o CBH Piranga investiu na execução de ações nos mananciais de abastecimento para minimizar os impactos causados pela degradação do solo e desmatamento. 

Destaque para a iniciativa Rio Vivo, que reúne programas de controle das atividades geradoras de sedimentos, recomposição de APPs e nascentes e de expansão do saneamento rural. Até o momento, já foram cercadas 216 nascentes na bacia. Desde 2021, já foram desembolsados mais de R$2 milhões para execução das ações. 

Outra linha de investimentos é na melhoria do saneamento básico, apontados no Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) como um dos principais gargalos na bacia. Para minimizar e reverter a situação, o comitê já investiu cerca de R$10 milhões em projetos e obras de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) e Sistemas de Abastecimento de Água (SAS).

Além dos investimentos, o comitê também esteve na linha de frente na defesa dos recursos hídricos, através da participação de encontros e debates. “Parabenizo a todos os membros do CBH Piranga pela dedicação e representação na defesa das nossas águas”, concluiu Carlos Eduardo.