CBH Piranga inicia 19 Planos Municipais de Saneamento


20 jan/2014

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH Piranga) promoveu reuniões para a abertura dos trabalhos referentes à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 19 municípios de sua área de atuação. Os encontros aconteceram nas cidades de Ponte Nova e Rio Casca, nos dias 13 e 14 de janeiro, respectivamente.

O encontro de Ponte Nova focou nos PMSB dos municípios referentes ao Ato Convocatório nº 13/2013: Barra Longa, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Rio Doce, Santo Antônio do Grama, Sem Peixe e Urucrânia. No dia seguinte, em Rio Casca, foram abordados os Planos das cidades de Abre Campo, Caputira, Pedra Bonita, Raul Soares, Santa Margarida, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sericita, Vermelho Novo (Ato Convocatório nº 14/2013), Rio Casca e Catas Altas da Noruega (Ato Convocatório nº 22/2013).

Os eventos foram divididos em três fases com discussão de pontos principais a respeito dos Planos, nivelamento dos conhecimentos, levantamento de campo e mobilização social.

Na oportunidade, a empresa Vallenge, selecionada por meio de Ato Convocatório, apresentou o Plano de Mobilização Social a ser construído com os municípios. O Plano deverá obedecer os critérios individuais, a cultura de mobilização, os meios de comunicação existentes em cada município além de garantir da participação popular durante a elaboração dos planos.