CBH -Piranga realiza 1ª Oficina da Iniciativa do Rio Vivo


14 dez/2022

Foi realizada no auditório do Sindicato Rural de Ponte Nova, a 1ª Oficina de Planejamento  do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH-Piranga), com o objetivo de alinhar sobre a implementação das ações da Iniciativa Rio Vivo nos municípios selecionados do Lote 1, para a execução do P42 – Programa de Expansão do Saneamento Rural e P52 – Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente e Nascentes.

Serão construídos, nesse primeiro ano de Rio Vivo, 211 cercamentos de nascentes (P52) e 211 sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico (P42). “Estamos retomando as atividades, pois os trabalhos haviam sido suspensos, devido ao processo de substituição da agência. Agora, as expectativas são as melhores possíveis. É uma iniciativa que está sendo bem vista por todos e vai contribuir para a melhoria da qualidade e o aumento da quantidade da nossa água”, destaca o vice-presidente do CBH-Piranga, Carlos Eduardo Silva.

O técnico da Escola de Projetos da Agedoce, Alex Cardoso, frisa que, ao todo, 13 municípios foram contemplados nesta primeira etapa: Amparo do Serra; Barra Longa; Desterro do Melo; Mariana; Oratórios; Piranga; Ponte Nova; Ressaquinha; Cajuri; Guaraciaba; Paula Cândido; Presidente Bernardes e Viçosa. Destes, Amparo do Serra, Oratórios, Ponte Nova e Piranga  “Os beneficiários são as famílias rurais inscritas na 1ª fase e que tiveram seus imóveis diagnosticados entre 2017 e 2019.Estamos na etapa de planejamento e o próximo passo são as intervenções e mobilização das famílias rurais”, destaca.

A reunião contou com a participação de membros do comitê, da Agedoce, da empresa gerenciadora Cobrape, da empresa Contratada Ambiental Serviços Engenharia, representantes dos municípios contemplados e dos representantes das Unidades Gestoras de Projeto.

OS PROGRAMAS

O Programa de Expansão do Saneamento Rural (P42) tem como objetivo a implantação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para população rural, com aproveitamento racional e disposição adequada dos resíduos coletados.

Já com foco na melhoria da qualidade e da quantidade de água na bacia, o Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Nascentes (P52) tem como objetivo promover um levantamento de áreas críticas e prioritárias para recomposição ou adensamento de matas ciliares e de topos de morro, assim como caracterizar e recuperar nascentes e áreas degradadas.