Conselheiros participam da 2ª Reunião Ordinária de 2023 do Fórum Nacional de CBHs


12 maio/2023

Representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Doce e Piranga estão participando da segunda reunião ordinária de 2023 do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), que está sendo realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, os conselheiros Dolores Colle e Senisi Rocha representam o CBH-Doce e o conselheiro Carlos Eduardo, o CBH-Piranga.

A conselheira Dolores Colle destaca que durante o encontro foi possível discutir várias demandas dos comitês nacionais e conhecer  a realidade dos comitês, principalmente quando se trata de cobrança. “Muitos Estados ainda não implementaram a cobrança e muitos comitês estão sem recurso para fazer seus trabalhos. São pautas importantes que precisamos discutir para que os comitês sejam fortalecidos de fato e façam as entregas necessárias ”, destacou.

O FNCBH é formado pelo conjunto dos comitês de bacias hidrográficas, legalmente instituídos no âmbito do sistema nacional e dos sistemas estaduais de recursos hídricos existentes no território brasileiro. O objetivo é o avanço das políticas públicas de conservação, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas.

O 1º secretário adjunto do CBH-Doce, Senisi Rocha, enfatiza que o Fórum Nacional permite ao conselheiro ter um panorama sobre a gestão hídrica do país. “É fundamental esse alinhamento e a consolidação do fortalecimento dos comitês. Por isso estamos aqui, para ficar em sintomia com tudo que está acontecendo no resto do país. Conhecer Porto Alegre e a realidade hídrica do Estado foi magnifico. Aproveitamos e também já alinhamos sobre a programação do Encontro Nacional dos Comitês de Bacia (ENCOB) que acontece em agosto, no Rio Grande do Norte”.