Coordenação de Eventos Críticos alerta autoridades para período de chuvas nos próximos dias
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), através da Coordenação de Eventos Críticos, realizou nesta segunda-feira (23) uma reunião extraordinária de avaliação das condições hidrometeorológicas da Bacia do Rio Doce. O encontro contou com a participação de representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A reunião foi acompanhada pela Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos do CBH Doce (CTGEC).
O encontro foi agendado após a divulgação de informações sobre chuvas intensas na região, com risco de inundações. Durante a reunião, os órgãos ligados ao monitoramento de cheias atualizaram a situação hidrometeorológica e apontaram as perspectivas para as próximas semanas.
De acordo com o pesquisador e meteorologista do Cemaden, Giovanni Dolif, apesar da previsão de um volume elevado de chuvas, ainda estará dentro da média histórica. “O acumulado de chuva para os próximos sete dias tem previsão de chuvas volumosas para a Bacia do Rio Doce, com destaque para a região de Ponte Nova, em que haverá uma concentração maior, mas, ainda, dentro da média histórica. Já para o primeiro trimestre de 2025 a previsão é de chuvas abaixo da média em toda a região da Bacia do Rio Doce”, afirmou.
Na sequência, Bernardo Oliveira, responsável pela operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SAH Doce), fez um breve balanço das consequências das últimas chuvas na bacia. “Nas últimas semanas houve um volume significativo de chuvas nas bacias do Santo Antônio, Piranga e Piracicaba. Essas precipitações resultaram em um aumento significativo na calha principal do Rio Piranga. No rio Piracicaba a gente observa que a vazão já se encontra estabilizada. Já no rio Santo Antônio, a chuva foi em um volume um pouco maior e levará um tempo até passar pelo município de Naque, onde o rio se encontra com a calha principal do Rio Doce. Tudo indica que o nível do rio deverá continuar subindo nas próximas horas”, disse.
De acordo com o SGB, existe a probabilidade de inundações nos municípios de Ponte Nova e Nova Era nos próximos dias. “Com essa probabilidade é importante que a Defesa Civil desses municípios acompanhe os comunicados do SGB. Existindo qualquer risco de inundação, estaremos enviando os boletins diários para as prefeituras”, alertou.
Os boletins emitidos pelo SGB/CPRM auxiliam na tomada de decisão frente a uma situação de risco e, consequentemente, impedem o compartilhamento de informações falsas relacionadas a enchentes durante o período chuvoso. O boletim de monitoramento pode ser acessado através deste link. https://www.sgb.gov.br/sace/index_bacias_monitoradas.php?getbacia=bdoce#
Bernardo também chamou a atenção em Governador Valadares, que também sofre com período chuvoso devido a sua localização às margens do rio Doce. “Governador Valadares é outro ponto delicado da bacia e a tendência é que o nível do rio suba um pouco nos próximos dias também, e que chegue próximo a cota de inundação. Isso vai refletir nos municípios a jusante, mas com tendência a estabilizar”, explicou.
MUNICÍPIOS MONITORADOS
Na Bacia Hidrográfica do Rio Doce o sistema abrange 16 municípios que estão localizados na calha principal dos rios Piranga, Piracicaba e Doce, sendo eles: Açucena, Aimorés, Antônio Dias, Baixo Guandu, Colatina, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Galileia, Governador Valadares, Ipatinga, Linhares, Nova Era, Ponte Nova, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga.
A próxima reunião do grupo foi agendada para o dia 8 de janeiro, mas poderá ser antecipada pela Coordenação de Eventos Críticos conforme o desenrolar da situação hidrometeorológica na Bacia do Rio Doce.