Primeiro dia do ERCOB Sudeste é marcado pelo diálogo e cooperação com protagonismo dos Comitês do Rio Doce


9 jul/2024

Nesta segunda-feira, 8, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA MG, em Belo Horizonte/MG, teve início o Encontro de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste – ERCOB. O evento contou com a organização dos Fóruns Estaduais dos Comitês de Bacias do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com o tema: “Integrando as águas do Sudeste”, o encontro representa uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e cooperação dos Comitês das Bacias Hidrográficas da Região Sudeste, além dos Comitês Federais de Integração e Interestaduais.

No período da manhã, houve a roda de diálogo com o tema do “Fortalecimento do Sistema Integrado de Recursos Hídricos”. Humberto Gonçalves, superintendente da Agência Nacional de Águas – ANA, ressaltou a importância de eventos como esse para alinhar a comunicação entre a sociedade civil, órgãos gestores e representantes políticos para o comprometimento de uma agenda comum da água. Segundo Humberto, o evento representa “uma oportunidade única para trabalharmos o que podemos fazer pela agenda política da água e não só pela agenda técnica da água”.

A roda de diálogo demonstrou como o órgão gestor de cada Estado da região Sudeste trabalha no sentido de apoiar e desenvolver ações articuladas com os Comitês de Bacias, em observação aos princípios da gestão descentralizada, participativa e integrada das águas. 

Nesse sentido, José Carlos Loss Júnior, presidente do CBH Doce, trouxe, no período da tarde, a importante observação sobre o desafio da gestão pública da água. De acordo com o gestor “a água é um bem público e a gestão da água é descentralizada e participativa. O sistema vive constantemente sendo ameaçado por esse ponto: tirar a água de domínio público. Por isso, os comitês federais, junto aos afluentes, estão em constante articulação para garantir a gestão democrática das águas”. 

Flamínio Guerra, secretário do CBH Doce, ressaltou a importância de os comitês trabalharem de forma integrada com seus afluentes, no sentido de pensar um plano único. “É importante ter estas falas aqui no ERCOB para que a gente possa reverberar para a Bacia do Doce inteira”. Flamínio também lembrou sobre a relevância de trazer o debate do evento nesse momento de eleições municipais, para que os novos gestores compreendam a importância de tratar a água como um elemento de vida, desenvolvimento econômico e social.

A abertura oficial do ERCOB SUDESTE foi realizada à noite, com a oportunidade de confraternização entre participantes após um dia de debates e troca de experiências.

Confira abaixo a galeria de fotos do primeiro dia de evento.