Últimos dias para instituições de ensino públicas ou com fins não econômicos se inscreverem no Edital de parceria


10 jun/2022

Termina na próxima terça-feira, dia 14, o prazo para as universidades e outras instituições de ensino e/ou pesquisa públicas ou com fins não econômicos se inscreverem no Edital de Chamamento Público nº 02/2022, disponível no link: https://www.cbhdoce.org.br/editais-de-chamamento-publico/edital-de-chamamento-publico-no02-2022,  para firmar protocolo de intenções visando à cooperação técnica, científica, cultural e financeira entre os partícipes, em prol do desenvolvimento e execução de programas e projetos de previstos no Plano de Aplicação Plurianual – PAP 2021-2025.

O Edital, que foi lançado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) com o apoio dos Comitês Afluentes, por meio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP – Filial Governador Valadares-MG, AGEDOCE, priorizará a oferta de estágio remunerado para estudantes universitários de 4º e 5º ano de cursos relacionadas às ações do Programa Escola de Projetos, principalmente nas áreas de ciências exatas, humanas e biológicas. Além disso, a cooperação poderá incluir o intercâmbio, desenvolvimento de cursos, projetos, programas e eventos de pesquisa e extensão universitária, bem como o uso de laboratórios e bibliotecas.

O assessor da AGEDOCE, Fabiano Alves, destaca que o edital também prevê, como estratégia para o fortalecimento das atividades desenvolvidas, a concessão de ajuda de custo para participação em treinamentos, capacitações, eventos, visitas técnicas e atividades culturais relacionadas às atividades dos programas em execução. “É muito importante que as instituições se inscrevam no Edital, uma vez que, os trabalhos que serão realizados são de grande importância não só para os envolvidos, mas, para toda a população”.

INSCRIÇÃO

Os interessados deverão enviar o ofício de manifestação de interesse e a ficha de inscrição, juntamente com a documentação de qualificação do representante legal da instituição e Comprovação de registro da Instituição junto ao Ministério da Educação – MEC, conforme modelos e especificações previstos no edital, até dia 14 de junho (terça-feira).

Os documentos deverão ser encaminhados pelos Correios (com Aviso de Recebimento) ou entregues pessoalmente, em envelope fechado, na sede do CREA-MG – Unidade Governador Valadares, situada à Rua Manoel Byrro, nº 436, Sala 301, Vila Bretas – Governador Valadares/MG. A não apresentação dos documentos, ou a apresentação com irregularidade, implicará, automaticamente, na inabilitação da inscrição.

ATIVIDADES

O Programa Escola de Projetos irá, principalmente, acompanhar, monitorar, apoiar e executar ações do PAP-Doce 2021-2025. As principais ações são voltadas à Gestão de Recursos Hídricos e à Agenda Setorial, com atividades que envolvem atividades relacionadas à Iniciativa Rio Vivo; estudos, projetos e obras de saneamento básico e segurança hídrica; assistência técnica aos municípios na elaboração de projetos; implantação e operacionalização dos instrumentos de gestão, dentre outras.

ESCOLA DE PROJETOS

O objetivo do Programa Escola de Projetos é a capacitação, em processo, por meio da elaboração de planos, projetos, programas e acompanhamento de ações estruturais reais com foco em recursos hídricos, dos empregados da agência, funcionários públicos municipais, organizações não governamentais e estudantes universitários de 4º e 5º ano, buscando desenvolver mão de obra capacitada para a elaboração dos referidos produtos na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.