Programa de Recomposição APPs e Nascentes do CBH-Piranga é discutido em reuniões do comitê


6 jul/2015

Representantes das Câmaras Técnicas de Programas e Projetos (CTPP) e de Capacitação, Educação e Informação de Recursos Hídricos (CTCEI), o presidente do CBH-Piranga, Carlos Eduardo Silva e o secretário do executivo do comitê, Luiz Claudio Figueiredo, se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponte Nova, no dia 02 de julho (quinta-feira).

Durante os debates das câmaras técnicas, que aconteceram simultaneamente, foi apresentado o edital de chamamento público para a implantação do Programa de Recomposição de APPs e Nascentes – P52. Os membros puderam contribuir para a elaboração do documento, que prevê a hierarquização dos municípios e das entidades sem fins lucrativos, para a realização do isolamento de nascentes em imóveis rurais localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Piranga.

O coordenador de programas e projetos do IBIO-AGB Doce, Fabiano Alves, conduziu a apresentação do edital e também expôs para os presentes o mapa de vulnerabilidade da bacia, desenvolvido a partir de um estudo realizado pelo IBIO Institucional, que visa identificar as áreas prioritárias para a captação de recursos. Após as definições acerca do edital, foi proposto um cronograma para a implementação do programa na bacia. “Estamos estimando o prazo até o dia 13 de outubro para que todas as etapas previstas sejam cumpridas, incluindo a inscrição dos municípios, o resultado da seleção, a publicação dos resultados e o encontro para assinatura”, destacou Fabiano.

Na parte da tarde, os conselheiros do CBH-Piranga se reuniram para a 9º reunião ordinária do comitê, em que todos os presentes puderam conhecer a minuta do edital de chamamento para a implantação do P52, incluindo as contribuições das câmaras técnicas. Em seguida, duas entidades apresentaram projetos que foram submetidos ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO) para captação de recursos.

O primeiro projeto, referente à construção de bacias de contenção de águas pluviais em Paula Cândido, foi apresentado pelo secretário de meio ambiente do município, Edson Mauro Crisotômo. Ele explicou que a partir do projeto será possível revitalizar nascentes que estavam secas há mais de 25 anos.

O outro projeto apresentado durante a reunião foi “Construção e monitoramento de bacias para captação de águas pluviais na microbacia do córrego Serra dos Pinheiros”, elaborado pela ONG Puro Verde. O coordenador do projeto, Eduardo Figueiredo de Bustamante, destacou que a iniciativa possibilitará a contenção de processos erosivos e o aumento da disponibilidade hídrica. Além disso, serão realizadas ações de educação ambiental e os resultados, ao serem publicados, serão subsídio para fontes de pesquisa e outros projetos.

Os presentes endossaram o encaminhamento dos projetos ao FHIDRO, que já havia sido aprovado pela diretoria do CBH-Piranga. Após o cumprimento da pauta, a reunião foi encerrada. O próximo encontro do comitê está marcado para os dias 1° e 2 de setembro, em Santana dos Montes.