CBHs afluentes do Rio Doce marcam presença no 1º Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas em Capitólio


23 fev/2024

Foi realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Capitólio, o 1° Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. Participaram do evento representantes dos CBHs Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Caratinga e Suaçuí, além da diretoria da Agência de Água da Bacia do Rio Doce (AGEDOCE). A iniciativa foi  idealizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Ao longo dos dois dias, o encontro proporcionou momentos de aprendizagem e pautas relevantes sobre gestão hídrica, ministradas por agentes como representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). 

Dentre os temas abordados, destaque para o enfrentamento às mudanças climáticas, o combate à desertificação, a ampliação dos programas de produção de água, otimização dos usos múltiplos dos reservatórios, bem como o fortalecimento da governança das águas. “É importante a participação de todos os membros dos comitês mineiros, uma vez que durante o encontro foram debatidos os principais problemas e dificuldades de cada bacia.  Todas as pautas foram extremamente importantes e estamos dispostos a somar junto aos demais comitês para a melhoria da gestão hídrica”, ressaltou Carlos Eduardo Silva, presidente do CBH Piranga. 

O secretário adjunto do CBH Piranga, Francisco de Assis, destacou a importância da integração entres os comitês em prol de uma gestão hídrica compromissada com a preservação da Bacia do Rio Doce. “Reforçamos o nosso intuito de luta coletiva pelos recursos hídricos. Estamos dispostos a somar junto ao Encontro dos CBHs mineiros para maiores investimentos e ações nos recursos hídricos. A pauta do Pagamento dos Serviços Ambientais,  da Desertificação, da política de sequestro de carbono, foram temas abordados e que continuaremos o debate nos comitês do Rio Doce”, disse. 

Para Geraldo Magela, conhecido como Dindão, conselheiro do CBH Piracicaba, o encontro foi uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado, que podem ser implantadas no comitê. “O encontro superou as expectativas em termos de disseminação de conhecimentos, troca de experiências e muita informação. Para a bacia do Piracicaba, por exemplo, estarei levando um projeto para manutenção e recuperação de estradas rurais fantástico,  já implementado em alguns municípios da Bacia do São Francisco e com grande efetividade. Vale ressaltar, também,  um dos pontos de destaque desses eventos, a renovação de ânimos dos conselheiros, que, assim como os cursos d’água, vão se fortalecendo quando se encontram. Em breve será lançada a Carta de Capitólio com as tratativas do encontro”, afirmou. 

A programação do Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais foi finalizada com uma visita técnica especial ao Dique de Piumhi e à Lagoa de Furnas, que é formada pelo represamento das águas das bacias hidrográficas do Rio Grande e Sapucaí.

Para os membros que estiveram no encontro, a participação dos membros dos Comitês do Rio Doce é de suma importância, pois possibilita o nivelamento acerca das informações que envolvem a gestão dos recursos hídricos nos afluentes da bacia e a definição de ações conjuntas para a melhoria dos colegiados.