CBH-Piranga apoia seminário no município de Vermelho Novo


15 abr/2015

IMG_4776

O evento teve como tema a participação social na gestão de recursos hídricos

Conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga participaram do II Seminário Ambiental do município de Vermelho Novo, que teve como tema “Gestão de Recursos Hídricos com Participação Social”. O evento, que teve o apoio do Comitê, reuniu, no dia 13 de abril, autoridades, representantes da comunidade e alunos das escolas municipais e estaduais da cidade. O presidente do CBH-Piranga, Carlos Eduardo Silva, parabenizou a participação das crianças e falou sobre a importância de se colocar em pauta questões como o uso racional da água e a preservação dos recursos hídricos.

A primeira palestra, ministrada pelo engenheiro e analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ailton de Souza Neto, teve como tema a produção de água. Ailton destacou a importância das árvores no aumento da infiltração da água no solo e falou sobre alternativas de retenção de água da chuva, como a construção de caixas de contenção.

O técnico do SAAE de Vermelho Novo, Heliton Bassoto, ministrou a palestra “Água e esgoto: saneando vida”. Os participantes puderam conhecer as exigências da Lei 11.445/07, que define as diretrizes do saneamento básico; o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e a dinâmica do tratamento de água no município, entre outros temas. Heliton também falou sobre o compromisso que deve ser assumido para a preservação e recuperação de nascentes, a conservação do solo e a melhoria da qualidade ambiental da bacia.

Na apresentação da representante do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisab) da Zona da Mata, Tânia Duarte, os participantes tiveram informações sobre o que é o consórcio, quais os seus objetivos, municípios consorciados, ações, etc. Tânia explicou quais as vantagens de fazer parte do Cisab, que é o primeiro consórcio de saneamento de Minas Gerais e o terceiro do país. Em seguida, a representante do Cisab também falou sobre a situação do saneamento básico no Brasil, a importância de ações voltadas à universalização ou melhoria dos quatro eixos que compõem o saneamento básico (tratamento de esgoto, água, drenagem urbana e resíduos sólidos), entre outros pontos.