CBH-Piranga inaugura Marco da Nascente do Rio Xopotó


25 ago/2014

DSC_0079 DSC_0098

Na quinta-feira, dia 21, membros do CBH-Piranga, do Circuito Nascentes do Rio Doce e do Instituto Xopotó, além de estudantes, autoridades locais, representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do IBIO e do IBIO-AGB Doce participaram da inauguração do Marco da Nascente do Rio Xopotó, um dos rios que forma o Rio Doce. A placa foi afixada a alguns metros da nascente, na fazenda de propriedade da Família Gava, em Desterro do Melo.

A solenidade foi conduzida pelos conselheiros do CBH-Piranga Reiginaldo Soares de Carvalho, do Circuito Nascentes do Rio Doce, e José Geraldo Rivelli, do Instituto Xopotó. Eles agradeceram o apoio do Comitê e da prefeitura de Desterro do Melo ao projeto. “Esse momento é simbólico para nós, que trabalhamos com a preservação das nascentes do Doce”, comentou Reiginaldo. Rivelli, que idealizou o Marco, destacou a importância do momento e a responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente. “O Rio Xopotó é um dos formadores do rio Doce e preservarmos sua nascente é fundamental. Esperamos que esses jovens que estão aqui carreguem consigo a consciência da importância de cuidar do nosso rio.”

Na ocasião, o presidente do comitê, Carlos Eduardo Silva, destacou o compromisso com a sustentabilidade na bacia. “O CBH-Piranga tem trabalhado para melhorar a qualidade e a quantidade da água da bacia, principalmente porque estamos na nascente do Doce. Que possamos ter sempre isso em mente.” A prefeita de Desterro do Melo, Márcia Cristina Machado Amaral, ressaltou que seu município já dá o exemplo. “Estamos um passo a frente, porque temos nosso esgoto tratado e não o lançamos direto no rio.”