Conselheiros participam da 3ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de CBHs no Mato Grosso


12 jul/2023

Entre os dias 12 e 13 de julho, representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Doce e Piranga estão participando da terceira reunião ordinária de 2023 do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), realizada no Mato Grosso. Na ocasião, os conselheiros Dolores Colle (Prefeitura de Sooretama/ES) e Senisi Rocha (Instituto Soledade) representam o CBH-Doce e o conselheiro Carlos Eduardo Silva (Sec. Estadual de Saúde), o CBH-Piranga.


Dentre os pontos de pauta, os conselheiros irão realizar a apreciação e aprovação das atas reuniões do FNCBHs de 2023, realizadas em março e maio, nas cidades de Maceió e Porto Alegre, respectivamente.
Os membros do FNCBH também irão debater, junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), sobre a implantação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos. E, para finalizar, será feita uma visita Técnica ao GEOPARQUE – Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso. No interior do Parque Nacional estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da Bacia do Rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento humano de água para a população de Cuiabá.

O FNCBH
O FNCBH é formado pelo conjunto dos comitês de bacias hidrográficas, legalmente instituídos no âmbito do sistema nacional e dos sistemas estaduais de recursos hídricos existentes no território brasileiro. O objetivo é o avanço das políticas públicas de conservação, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas.