Forea é realizado em Matipó


10 jul/2015

DSC02957

Encontro reuniu ambientalistas de cidades pertencentes às Bacias Hidrográficas dos Rios Manhuaçu e Piranga para tratar de questões ligadas ao saneamento básico

Matipó foi sede, nos dias 9 e 10 de julho, do XIV Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea).  Realizado com o apoio dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu) e do Rio Piranga (CBH-Piranga), o evento reuniu ambientalistas das cidades de Matipó, Luisburgo e Santa Margarida e teve como tema “Poder Executivo e sociedade unidos para a realização do saneamento básico”.

Na cerimônia de abertura, a presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata, Bettý Giovannoni, destacou a importância do Fórum. “Acreditamos que esses espaços de discussão formam lideranças e informam sobre a responsabilidade de cada agente na preservação e conservação do meio ambiente”. Durante o evento, educadores, acadêmicos, trabalhadores rurais, representantes de instituições e servidores da rede pública participaram de oficinas, palestras e minicursos que abordaram as ações relacionadas ao meio ambiente na Zona da Mata. As atividades deram origem a um conjunto de propostas que deverão ser priorizadas pelos municípios no âmbito das políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

PMSB

Em paralelo foi realizada uma reunião com os gestores para tratar do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O presidente do CBH-Piranga, Carlos Eduardo, lembrou o esforço feito atualmente pelos Comitês de Bacias Hidrográficas para que a iniciativa saia do papel, “Em razão das deficiências financeiras dos municípios, destinamos parte da arrecadação com a cobrança pelo uso da água para o Programa de Universalização do Saneamento (P41)”, disse.

O Programa contempla a elaboração do PMSB nas cidades que não o possuem e nem dispõem de recursos para implantá-lo. Em toda a Bacia do Rio Doce, a expectativa é que 156 municípios sejam beneficiados, com a aplicação de mais de R$ 21 milhões.

 Homenagem

O XIV Forea homenageou a presidente do CBH-Manhuaçu, Isaura Paixão, com uma placa pelos relevantes serviços prestados em prol da sustentabilidade. Em seu agradecimento, Isaura destacou o apoio recebido dos conselheiros do CBH. “Não caminhamos sozinhos. Esse prêmio é resultado do trabalho de todos os membros do Comitê para a melhoria do nosso rio e um futuro melhor”, afirmou.