Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Doce inicia no dia 06 de novembro


30 out/2023

O monitoramento automático de chuvas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM, terá início no próximo dia 06 de novembro, considerando o período chuvoso 2023/2024. A data foi anunciada na tarde de quarta-feira, 25, durante alinhamento entre a CPRM e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce – CBH-Doce. A reunião contou com a participação dos municípios e instituições que integram a área de abrangência do Sistema de Alerta Hidrográfico do Rio Doce – SAH Doce.

A reunião promoveu o alinhamento entre as instituições, com o objetivo de mitigar os impactos causados pelas cheias, beneficiando a população ribeirinha. “Aproveitamos para trazer mais informações para os municípios, que poderão auxiliá-los na prevenção dos desastres causados pelas chuvas, bem como nas respostas que devem ser tomadas no momento desses desastres”, pontuou o representante da CPRM, Bernardo Oliveira.

Oliveira destacou que 97 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Doce possuem mapeamento de risco. “Esse mapeamento vai além do Sistema de Alerta Hidrológico, pois contempla informações relacionadas ao risco geológico, relacionado a situações de escorregamento, desmoronamento, rolamento de blocos, eventos potencializados pelo índice pluviométrico”.

O representante da Prefeitura de Colatina, Alex Guerra, apresentou como o município atua  durante o período chuvoso e relatou as ações implementadas visando otimizar o trabalho e a divulgação das informações. “Por meio de um estudo, conseguimos fazer um controle de determinados locais e definir as cotas para cada região. Então, hoje, devido ao Sistema de Alerta, a comunidade consegue identificar qual a cota de inundação”, destaca.

TREINAMENTO IMPRENSA

Durante a reunião, foi solicitado pelo Coordenador do Grupo de Trabalho do Sistema de Alerta para Gestão da Cheias e integrante da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) Marlon Coelho, do CBH-Doce, uma capacitação para a imprensa com o objetivo de orientar como será feita a divulgação do monitoramento.  “Solicitamos à CPRM uma oficina junto às emissoras de rádio e TV, para que a imprensa consiga entender e transmitir, de forma fidedigna, as informações emitidas pelo sistema. A solicitação foi abraçada pelo presidente do CBH-Doce e pela Prefácio, empresa responsável pela comunicação do CBH-Doce, que providenciará a realização da reunião”.