Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce será aprovado em Ponte Nova


10 ago/2023

Na próxima terça-feira, dia 15 de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH-Piranga) promove Reunião Plenária para aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e seus afluentes (PIRH-Doce) e do Enquadramento dos Corpos de Água em Classes (Enquadramento). Os estudos foram coordenados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e apoiados pelos CBHs.

O encontro será realizado no Sindicato Rural de Ponte Nova, de 13h às 17h, e terá entre os participantes representantes da ANA, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e conselheiros do CBH-Piranga. Também são esperados representantes dos municípios que compõem a bacia hidrográfica, usuários de água e entidades que atuam na preservação ambiental. O evento é aberto a toda comunidade e o documento pode ser acessado pelo link: www.cbhdoce.org.br/repositorio.

“O PIRH é resultado de processo participativo, que inclui vários segmentos da sociedade representados nos comitês: Poderes públicos municipais e estaduais, associações de moradores, agricultores e sindicais, as universidades, ONGs, as companhias de saneamento básico, com apoio da agência de bacia e os órgãos gestores. No caso do Doce, da União, do estado de Minas Gerais e do Espírito Santo”, destacou a Presidente do CBH- Piranga, Sônia Madali.

 O PLANO

O Plano de Recursos Hídricos é uma ferramenta de planejamento prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos. Ele construído a partir de um processo amplo e aprofundado de análise que combina: Dados sobre a situação atual dos rios; Projeções de cenários possíveis para o futuro dessas águas de acordo com o uso do recurso hídrico; Propostas de melhoria da qualidade, considerando a realidade socioeconômica da região em que se localiza cada manancial.

O resultado é um diagnóstico preciso que descreve a realidade ambiental da bacia e define quais deverão ser as estratégias para solucionar os problemas ambientais identificados

Já o Enquadramento visa garantir água com qualidade compatível ao seu uso local. Também tem como objetivo reduzir o lançamento de poluentes por exigir o tratamento do esgoto conforme a classificação do rio.