Sociedade Civil do CBH-Doce realiza primeiro encontro do segmento


18 set/2023

Evento reuniu representantes de toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos

 

Nos dias 11 e 12 de setembro, representantes da Sociedade Civil que integram os CBHs do Rio Doce participaram do 1º Encontro de Integração e fortalecimento da atuação do segmento no âmbito da bacia. O encontro ocorreu em Governador Valadares e reuniu 16 participantes, representando 14 instituições. O objetivo foi promover a aproximação entre os membros, o compartilhamento de trajetórias, fortalecimento de vínculos e a elaboração do Projeto de Integração e Fortalecimento da Atuação do segmento Sociedade Civil na gestão de recursos hídricos do CBH Doce, com foco em ações planejadas de recursos hídricos. 

 

Durante os dois dias de evento, os integrantes puderam debater sobre o papel e a importância do segmento no cumprimento de objetivos e metas de gestão de recursos hídricos. “Foi um momento voltado para o fortalecimento do nosso segmento. A sociedade depende da nossa atuação para que a gestão das águas traga benefícios para todos.  Trabalhamos de forma bastante objetiva, e esperamos colher os reflexos positivos”, destacou o professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Edmilson Teixeira. 

 

Outro ponto positivo para os membros é que o encontro, por meio da integração e das trocas de experiências com outros CBHs, possibilitou o mapeamento das atividades dos respectivos representantes e a construção de uma estratégia para que esta atuação seja intensificada de forma a contribuir cada vez mais para a Gestão de Recursos Hídricos da bacia do Rio Doce. “Ter a oportunidade de estar com membros da sociedade civil para articular, se organizar e colocar no papel uma forma de fortalecer o segmento é uma realização pessoal. Não tenho dúvidas que teremos frutos positivos desse encontro nos próximos anos. Eu fico agradecida com o convite e participação”, comentou Flávia Dias, vice-presidente do CBH Manhuaçu. 

 

O novo coordenador geral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias, Mauricio Scalon, eleito durante o XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), participou do encontro remotamente e destacou a importância de colocar em pauta temas relacionados aos potenciais e pontos de atenção do segmento do cenário de gestão das águas. “Espero que aconteça outros encontros para que se possa amadurecer e sedimentar discussões dentro deste contexto e que, com isso, possamos melhorar a condução do processo (de gestão) do Doce”, destacou Mauricio.  

 

Marcus Vinícius Polignano, secretário do CBH Rio das Velhas, também participou do encontro de forma online e destacou a felicidade em participar deste momento. “Espero ter contribuído com os temas propostos no encontro. A nossa fala foi no sentido de mostrar o poder de decisão da sociedade civil na gestão dos recursos hídricos do CBH-Doce. É preciso ressaltar cada vez mais o papel que a sociedade tem na preservação e qualidade das nossas águas. É fundamental que, a partir desse evento, se consolide cada vez mais o envolvimento da sociedade nas decisões sobre o presente e futuro da gestão das águas”. 

 

Ao final do evento, mediante as contribuições e apontamentos, foi construído um projeto que implica na elaboração de um documento contendo diretrizes que garantam a integração, o fortalecimento e a efetiva atuação da sociedade civil dentro de sistema. “Foi extremamente produtivo e conseguimos entregar o resultado que queríamos. Agora será feito um documento que entregaremos no Encontro de Integração dos Comitês da Bacia do Rio Doce, que será realizado em novembro. O objetivo é sensibilizar e alcançar mais pessoas da sociedade civil, para que possam somar forças com nosso trabalho em defesa das águas e da gestão”, enfatizou o 1º secretário adjunto do CBH-Doce, Senise Rocha.